A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lançou, hoje, o “III Concurso de Redação e Desenho Palavra Viva”, cujo tema desse ano é “Qual a minha escola dos sonhos?”. Nessa terceira edição, os participantes vão escrever e/ou desenhar sobre o ambiente escolar e suas peculiaridades, entre elas a convivência social, relação professor e aluno, entre outros.
“O Concurso tem como objetivo estimular a produção artística e criativa, por meio de textos dissertativos e desenhos de crianças e adolescentes, atendidos pela SMASDH, nos seguintes serviços: acolhimento institucional, público e/ou conveniado; adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade); serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; e serviço de acolhimento em família Acolhedora”, explica a secretária Teresa Bergher.
Durante o evento, houve uma sensibilização dos educadores dos equipamentos da SMASDH, junto ao Museu de Arte Moderna, com objetivo de estimular a importância do concurso; além da apresentação cultural do Grupo de Dança “Passinho Carioca”, composto por adolescentes das Unidades de Reinserção Social (URS) Raul Seixas (Praça da Bandeira), Catete e Malala (Botafogo). Também teve declamação de poesias, escritas pelas crianças e adolescentes dos abrigos.
Para o encerramento, o Coral, formado por 15 crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Dodô da Portela, se apresentou para uma plateia lotada.
Como prêmio, os participantes terão publicadas as redações e desenhos no final do concurso em toda a rede da Secretaria, e uma tarde de autógrafos. A idade permitida para participar do projeto é de 03 a 06 (apenas desenhos) e demais idades: 07 a 17 (desenho e redação).
O evento contou com a presença de representantes da SMASDH, Defensoria Pública do Estado do RJ e a Curadoria de Educação do MAM.

0 comentário em “III Concurso de Redação e Desenho Palavra Viva”