Ações e Propostas Compromisso Cultura Direitos Humanos Educação Notícias e Artigos Rio de Janeiro SMASDH Teresa Bergher

Secretaria de Assistência Social realiza formatura para mais 43 profissionais do curso de Empreendedorismo Comunitário

Nessa manhã, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Proteção Social Básica e Especial, realizou a formatura de mais duas turmas do Curso de Empreendedorismo Comunitário, com 43 formandos.

Organizado pela Gerência de Empreendedorismo, do Núcleo de Inclusão Produtiva, o curso tem como objetivo promover o apoio à formação e a capacitação socioprofissional de empreendedores, buscando identificar e desenvolver potencialidades e competências para a geração de trabalho e renda, além da inclusão do empreendedor informal na categoria de empresa “Empreendedor Individual”.

O Curso de Empreendedorismo Comunitário já entregou mais 3200 certificações. As aulas foram ministradas duas vezes por semana, com carga horária 80 horas, com duração de três meses.

Público alvo:
– Maiores de 18 anos moradores da Cidade do Rio de Janeiro, em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente inseridos no Cadastro Único (CadÚnico) ou que sejam beneficiários do Programa Bolsa Família, com escolaridade mínima de ensino fundamental II incompleto;
– Pessoas que desejam abrir seu próprio negócio ou que desenvolvam uma atividade por conta própria e que vêm encontrando dificuldade em tornar essa atividade sua fonte principal de renda.

O curso procura garantir a emancipação e a autonomia de seus beneficiários, através dos conhecimentos transmitidos nas disciplinas:
– Desenvolvimento Econômico Local;
– Ética e Direitos Humanos;
– Gestão de Negócios;
– Introdução ao Empreendedorismo.

Segundo a secretária Teresa Bergher, o curso foi desenvolvido como um importante instrumento para a inclusão produtiva desses empreendedores e reforçou a importância da parceria entre a Prefeitura e empresas privadas no desenvolvimento dos cursos oferecidos à população.

– Após o curso, essas pessoas que têm dificuldades para expor e comercializar seus produtos, passam a ter um melhor desenvolvimento das suas atividades produtivas. Queremos, acima de tudo, que eles tenham mais conhecimento sobre a gestão de seus negócios. Muitos já iniciaram uma atividade, mas querem melhorar o seu faturamento. O projeto promove a capacitação e a qualificação gerencial dos alunos empreendedores, buscando, assim, o aprimoramento de suas capacidades e disponibilizando espaços para a comercialização de sua produção, explica Teresa.

Além do Curso são oferecidas aos ex-alunos atividades de Capacitação Continuada que permitem ao empreendedor informal e ao Empreendedor Individual aprimorar seus conhecimentos e facilitar seu desenvolvimento, com palestras e oficinas em parceria com UniCarioca, Sebrae, CEF e Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos.

A formatura, com a entrega dos certificados, aconteceu às 10h, no auditório do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare.

End.: Av. Niemeyer, 776, em São Conrado.

0 comentário em “Secretaria de Assistência Social realiza formatura para mais 43 profissionais do curso de Empreendedorismo Comunitário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s