Cultura Educação História Notícias e Artigos Religião Rio de Janeiro SMASDH Teresa Bergher

Unesco declara Cais do Valongo Patrimônio Histórico da Humanidade

O Cais do Valongo foi finalmente declarado “Patrimônio Histórico da Humanidade”. Marco da herança africana no Rio de Janeiro, o sítio arqueológico agora está no mesmo patamar da cidade de Hiroshima, no Japão, e do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, classificados como locais de memória e sofrimento.

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) avaliou a inscrição desse Sítio Arqueológico, na sua 41ª reunião anual que aconteceu neste domingo (9), em Cracóvia, na Polônia.

“Que boa notícia! Um reconhecimento inconteste que finalmente coloca a história da África no Brasil no contexto universal. Palmas para todos os organismos e todas as pessoas que trabalharam para tal reconhecimento. E a nossa Secretaria (SMASDH), com ação efetiva das Coordenadorias de Igualdade Racial e de Respeito à Diversidade Religiosa, contribuiu com a “cereja do bolo” ao apoiar a Lavagem do Cais do Valongo, com ampla divulgação da bela cerimônia, bem às vésperas da decisão da UNESCO”, comemora a secretária Teresa Bergher.

E, hoje, também comemorou-se o “iom mitzvah”, dia de fazer o bem, grupo feminino Wizo e Federação Israelita unidos na campanha do agasalho da primeira dama e de nossa secretaria, com participação da Coordenadoria de Juventude da SMASDH. Parabéns a todos que contribuiram para mais essa conquista!

0 comentário em “Unesco declara Cais do Valongo Patrimônio Histórico da Humanidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s