O Cais do Valongo foi finalmente declarado “Patrimônio Histórico da Humanidade”. Marco da herança africana no Rio de Janeiro, o sítio arqueológico agora está no mesmo patamar da cidade de Hiroshima, no Japão, e do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, classificados como locais de memória e sofrimento.
O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) avaliou a inscrição desse Sítio Arqueológico, na sua 41ª reunião anual que aconteceu neste domingo (9), em Cracóvia, na Polônia.
“Que boa notícia! Um reconhecimento inconteste que finalmente coloca a história da África no Brasil no contexto universal. Palmas para todos os organismos e todas as pessoas que trabalharam para tal reconhecimento. E a nossa Secretaria (SMASDH), com ação efetiva das Coordenadorias de Igualdade Racial e de Respeito à Diversidade Religiosa, contribuiu com a “cereja do bolo” ao apoiar a Lavagem do Cais do Valongo, com ampla divulgação da bela cerimônia, bem às vésperas da decisão da UNESCO”, comemora a secretária Teresa Bergher.
E, hoje, também comemorou-se o “iom mitzvah”, dia de fazer o bem, grupo feminino Wizo e Federação Israelita unidos na campanha do agasalho da primeira dama e de nossa secretaria, com participação da Coordenadoria de Juventude da SMASDH. Parabéns a todos que contribuiram para mais essa conquista!
0 comentário em “Unesco declara Cais do Valongo Patrimônio Histórico da Humanidade”