Descontos darão mais acesso a transporte, cultura e lazer

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), em conjunto com as secretarias estaduais de Educação e Esporte e Lazer e Juventude, iniciou um mutirão para o cadastramento do programa Identidade Jovem (ID Jovem) em 17 escolas (16 da rede estadual e uma da rede municipal). Essa iniciativa beneficiará jovens de 15 a 29 anos, pertencentes a famílias com renda de até 2 salários mínimos.

A SMASDH disponibilizou entrevistadores sociais e profissionais de apoio nas escolas para o atendimento aos interessados sobre o cadastro único (CadÚnico) e divulgação do ID jovem durante todo o dia de hoje, das 8h às 17h.

A Secretária Teresa Bergher visitou esta manhã duas unidades: a Escola municipal Clotilde Guimarães, em Ramos, e o Colégio estadual Olga Benário Prestes, em Bonsucesso, e ficou bastante entusiasmada com a adesão dos jovens e suas famílias.

– Precisamos assegurar que os nossos jovens tenham, cada vez mais, acesso às artes, à visitação de outras cidades, aos eventos artístico-culturais e esportivos. Viabilizar a meia-entrada é uma maneira de fazer com que essa juventude se interesse mais pela cultura de seu país e esse projeto vai facilitar ainda mais esse caminho, explica a secretária Teresa Bergher.

ID JOVEM no celular: basta baixar o aplicativo “ID JOVEM”, informar o número do NIS, nome, data de nascimento e nome da mãe ou acessar o site www.caixa.gov.br e preencher o formulário virtual com as informações pessoais. A estimativa é que cerca de 800 mil jovens sejam beneficiados em todo o estado do Rio.

Os profissionais também vão orientar os estudantes e seus familiares a procurar os Cras (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximos de suas residências, com a documentação necessária para que sejam inseridos ou atualizados no Cadastro Único; além da aquisição do NIS – Número de Identificação Social.

Cultura, lazer e esporte

Com a ID Jovem fica assegurado o benefício do pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais, de lazer e esportivos; assim como vagas gratuitas ou com desconto em transporte coletivo interestaduais, enem gratuito, entre outros direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Transporte

São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens.

Atenção: vale para ônibus, trem e embarcação.

O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

As inscrições também podem ser feitas pelo celular, pelo aplicativo ID JOVEM. Basta fazer o download da ferramenta, informar o número do NIS, nome, data de nascimento e nome da mãe. Os interessados também podem acessar o site da Caixa Econômica e preencher o formulário virtual com as informações pessoais.

Confira as escolas onde acontecerá o cadastramento:

1-Escola municipal Clotilde Guimarães – Avenida Postal, 49 – Ramos.
2-Colégio estadual Olga Benário Prestes – Rua Tangará, s/nº, Bonsucesso.
3-Colégio Estadual Júlia Kubitschek – Rua General Caldwell, 182, Centro
4-Colégio estadual Prado Júnior – Rua Mariz e Barros, 273, Tijuca
5-Colégio estadual Pedro Álvares Cabral – Rua República do Peru, 104, Copacabana
6-Colégio estadual Paulo Freire – Rua Americana, 164, Cachambi
7-Ciep 092 – Federico Fellini – Avenida João Ribeiro, s/nº, Tomás Coelho
8-Colégio estadual Professora Maria de Lourdes de Oliveira Lavor – Tia Lavor – Rua Sargento João Lopes, 315, Ilha do Governador
9-Instituto de educação Carmela Dutra – Av. Ministro Edgard Romero, 491, Madureira
10-Colégio estadual Marechal João Baptista de Mattos – Av. Brasil, 19644, Acari
11-Colégio estadual Professora Diuma Madeira Salles de Souza – Rua Eduardo Cesar Machado, s/nº, Parque Anchieta
12-Colégio estadual Professora Maria Terezinha de Carvalho – Rua Cândido Benício, 826, Praça Seca (Jacarepaguá)
13-Colégio estadual Vicente Januzzi – Av. das Américas, 6120, Barra
14-Colégio estadual Leopoldina da Silveira – Rua da feira, 77, Bangu
15-Colégio estadual professora Jeannette de Souza Coelho Mannarino – Rua Olinda Elis, 45, Campo Grande
16-Colégio estadual Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca – Estrada de Vasconcelos, s/nº, Nova Sepetiba
17-Colégio estadual Barão do Rio Branco – Rua do Matadouro, 25, Santa Cruz.

0 comentário em “Mutirão de cadastramento ID Jovem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s