No último dia 5, no Brasil, celebramos com imenso orgulho, O Dia Nacional da Língua Portuguesa, instituído pela Lei 11.310/2006. A data, foi escolhida em homenagem a Ruy Barbosa, um grande estudioso da língua e seu devotado cultor ao longo de toda a existência como jurista, político e escritor. 

  De todos os vínculos culturais e afetivos que mantemos com a Nação Portuguesa, nenhum outro é tão vivo, tão presente na existência dos dois povos quanto o idioma que compartilhamos. Pela língua, falada e escrita, reafirmamos todos os dias a herança que une Brasil e Portugal num laço amoroso e imperecível. E não só Brasil e Portugal, mas também Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau. 

 É a quinta língua mais falada do mundo e São Paulo a cidade com a maior concentração de lusófonos. Como disse o grande poeta português Fernando Pessoa, “Minha Pátria é Minha Língua”. Todos os dias, brasileiros e portugueses nos vemos diante de Portugal, mesmo que muitos não tenham tido a oportunidade de ir lá. 

  E, se ainda precisássemos de mais inspiração para cultivar a riqueza da Língua Portuguesa, é só buscá-la em Camões, Eça de Queiroz, Machado de Assis, que passou os primeiros anos de sua adolescência frequentando os autores clássicos no belíssimo Real Gabinete Português de Leitura. Ali ele colheu os fundamentos das mais de nove mil palavras que usou em sua carreira de jornalista e escritor. Ali repousa grande parte da nossa cultura e de nosso orgulho como nação-irmã de Portugal.

Parabéns ao Presidente do Real Gabinete de Leitura, Francisco Gomes da Costa, ao nosso saudoso Antonio Gomes da Costa e toda a diretoria pela belíssima restauração desta Casa de Cultura que é motivo de respeito e aplausos de todos nós.

0 comentário em “Nossa língua imortal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s