Lembrar o passado para não repetir os erros no futuro. Com essa ideia, a vereadora Teresa Bergher (PSDB) apresentou o Projeto de Lei n° 416/2017, que institui o Memorial às Vítimas do Holocausto Nazista. Ele deverá ser instalado no Morro do Pasmado, em Botafogo, seguindo o projeto já escolhido por meio de concurso realizado no município do Rio de Janeiro. A proposição determina que o Poder Executivo poderá firmar parcerias com a iniciativa privada para edificar, manter e administrar o memorial.
Para a autora da proposta, o Memorial do Holocausto é um marco de resistência e de posicionamento sociopolítico contra o esquecimento da maior tragédia do século XX. “É tarefa de todos aqueles que zelam pela garantia dos Direitos Humanos contribuir para que tal tragédia não se repita, por meio do registro, da lembrança e da educação das futuras gerações, esclarecendo sobre a história e honrando a memória dos que pereceram e sobreviveram”, ressalta a parlamentar.
A vereadora Teresa Bergher lembra ainda que cerca de 6 milhões de judeus – sendo 1, 5 milhão de crianças – foram excluídos da sociedade e exterminados com requintes de crueldade. “Sob o governo nazista na Alemanha e sua política racista e eugênica, o desenvolvimento tecnológico da modernidade foi utilizado para fins genocidas em caráter industrial, com a eliminação de grupos étnicos, raciais, religiosos e culturais”, afirma.
Fonte: CMRJ
Visite também o site: www.gersonbergher.com.br
0 comentário em “PARA NUNCA MAIS ESQUECERMOS”