Na chamada Fronteira da Paz, em Vilar Formoso, foi construído um museu em homenagem aos refugiados que por ali entraram vindo da França e também ao cônsul português, Aristides de Sousa Mendes, que concedeu visto para a vida a milhares de judeus em Bordéus. Foi emocionante ver lideranças judaicas, que estavam no nosso grupo, identificarem o nome de suas famílias na relação dos sobreviventes que por ali entraram.
O Memorial foi construído numa pequena cidade ao norte de Portugal, na fronteira com a Espanha. Também a casa onde viveu Sousa Mendes está sendo transformada num centro cultural. Que outros países possam seguir o exemplo de Portugal e mais locais de memória possam existir para que o Holocausto jamais possa se repetir.
No Rio de Janeiro, em breve, o sonho do meu querido Gerson estará se concretizando e as vítimas do covarde nazismo estarão recebendo a mais justa das homenagens, num lugar belíssimo, no alto do Pasmado.
#judeus #judaísmo #memórias #holocaustonuncamais #herançajudaica #portugal #governoportuguês #reconhecimento #paz #tolerância #respeito #amoraopróximo
0 comentário em “HOMENAGEM A SOFRIDOS HERÓIS”