Pelos calendários gregoriano e hebraico, lembramos hoje o Dia do Holocausto, genocídio promovido pelos nazistas, na Segunda Guerra, que vitimou seis milhões de judeus, entre eles um milhão e meio de crianças. Também celebramos o heroísmo, resistência e luta do povo judeu. Só do Gueto de Varsóvia os nazistas levaram 300 mil irmãos. Todos foram assassinados no campo de Treblinka. Os 80 mil que restaram resolveram reagir, mesmo sabendo que a morte era inevitável. E foram morrendo durante a resistência. Quando o Gueto foi invadido, as tropas alemãs enfrentaram a coragem de apenas 1500 partisans judaicos, em total desvantagem de armas e muitos deles já debilitados pela miséria, mas que reuniram forças para resistir durante 28 dias.
Em Israel é feriado nacional e durante dois minutos o país pára para lembrar a barbárie, os mortos e também os seus heróis. Em todos os monumentos às vítimas do Holocausto, mundo afora, homenageamos nossos irmãos!
Aqui no Rio, lutamos para ver de pé o memorial, iniciativa do meu querido Gerson Bergher, de abençoada memória. A obra está em execução. O Rio de Janeiro espera que no ano que vem possamos celebrar o dia do Holocausto no monumento, no parque Yitzhak Rabin, que será referência para toda a América do Sul, lembrando o assassinato de 11 milhões de pessoas – judeus e outras minorias – para que a barbárie nunca mais se repita.

#holocausto #iomhashoá #diadoholocausto #história #judaísmo #luta #judeus #homenagem #memorial #vítimasdoholocausto #parqueyitzhakrabin #pasmado #botafogo #riodejaneiro #rj #teresabergher #vereadoradoRio

Professora por formação, comecei a fazer política há 35 anos, ao lado do meu marido, o falecido deputado Gerson Bergher. Fui subprefeita de Copacabana e administradora regional da Maré. Estou no meu quarto mandato parlamentar, e sou reconhecida como uma fiscalizadora implacável do orçamento municipal do executivo, além de presidir hoje com muito êxito a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos na Câmara Municipal do Rio.

0 comentário em “IOM HASHOÁ (Dia do Holocausto)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s