Após comprovadas denúncias junto à Comlurb, de descaso, abandono e permanente extermínio das árvores no Rio, apresentei projeto de lei na Câmara Municipal, determinando ações e cuidados especiais voltados para a poda, tratamento e replantio. Propus que, após o corte, mudas imediatamente fossem plantadas no mesmo espaço. Além disso, tais atribuições, tão importantes ao ar que respiramos, devem voltar para o controle da Fundação Parques e Jardins. Como medidas judiciais encaminhamos representação ao Ministério Público e a possível proposição de uma ação civil pública. Por último, através de pronunciamento no plenário, enfatizei a necessidade de outras ações, entre elas a realização de um debate público, a ser realizado na Câmara, com a presença de autoridades públicas envolvidas na questão e a fundamental participação da sociedade civil organizada. Comunicaremos, em breve, neste espaço, data e hora do evento.
No mais é gritar forte contra o genocídio de nossas árvores.
#meioambiente #árvoresdorio #nãoaogenocídiodasárvores #comlurb #podasmalfeitas #destruiçãodanatureza #estamosdeolho #vamoscobrar #replatioénecessário #teresabergher #vereadoradoRio #garraecoragememdefesadoRio
Prezada Vereadora, quero relatar que em Botafogo, bairro onde moro, a Comlurb vem praticando esse extermínio de árvores que eles chamam de poda. Na Rua Voluntários da Pátria já foram eliminados 04 (quatro) “ficus” em menos de um ano e duas amendoeiras. Não há poda. Há eliminação das árvores! Com a desculpa de que as raízes estão destruindo as calçadas eles destroem as árvores! Com isso os insetos e particularmente os mosquitos procuram a casa da gente. Na calçada do nº 445 da Rua Voluntários da Pátria havia uma enorme amendoeira que dava sombra para quem ficava no ponto de õnibus. Hoje ela ainda aparece no Google, mas na calçada é só um imenso vazio…
CurtirCurtir
É uma pena mesmo, Claudia, que a prefeitura tenha deixado tanto a desejar, nesse e em tantos outros aspectos, no cuidado com a nossa Cidade Maravilhosa. As árvores são um patrimônio de todos, fruto da iniciativa e determinação de tantos administradores e cidadãos comuns que vivem e viveram aqui antes de nós. Merecem o nosso carinho e cuidado permanentes.
CurtirCurtir