Ontem, me pronunciei na Câmara sobre o Dia de hoje, 10 de dezembro, dia em que foi proclamada a Declaração Universal de Direitos Humanos, como resposta às atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo, principalmente contra os judeus. Sem dúvida um documento de natureza moral, que serve de referência para a promoção e o respeito efetivo dos direitos humanos em todas as partes do mundo. E que o homem e a mulher em qualquer lugar do planeta, sem discriminações de qualquer espécie, possam viver uma existência condigna.
É claro que na prática muitos dos direitos e liberdades estabelecidos na Declaração Universal continuam a ser violados todos os dias, em todo o mundo, e o Brasil é um triste exemplo disso. Os fatores que ameaçam os direitos humanos são inúmeros. Em estados democráticos eles são, entre outros, a ausência do Poder Público no controle e crescimento generalizado da criminalidade, a persistência de preconceitos arraigados nas respectivas culturas, a falta de eqüidade na aplicação das leis, as condições de miséria e pobreza absoluta, as deficiências dos sistemas educacionais, a escassez de recursos para as áreas de saúde, sem falar na falta de verbas para a geração de emprego e previdência social, assim como até a falta de conhecimento dos direitos garantidos a cada pessoa pela sua Constituição.
Na verdade, a carência de uma educação eficaz, no sentido de formar cidadãos capazes de compreenderem a realidade e interferir nela, é um dos principais entraves para a transformação social. Infelizmente, no Brasil estamos muito distantes de viver a proposta assegurada na Declaração Universal de Direitos Humanos.

#seguimosnaluta #teresabergher #vereadoradoRio #garraecoragememdefesadoRio

Professora por formação, comecei a fazer política há 35 anos, ao lado do meu marido, o falecido deputado Gerson Bergher. Fui subprefeita de Copacabana e administradora regional da Maré. Estou no meu quarto mandato parlamentar, e sou reconhecida como uma fiscalizadora implacável do orçamento municipal do executivo, além de presidir hoje com muito êxito a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos na Câmara Municipal do Rio.

0 comentário em “VIDA DIGNA PARA TODOS OS SERES HUMANOS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s